NT SOCIAL
A NT Social – Cooperativa de Solidariedade de Solidariedade Social, CRL, é uma instituição equiparada às IPSS (Instituições Particulares de Solidariedade Social), a sua constituição aconteceu no ano de 2000, com o objectivo de dar sequência ao trabalho realizado anteriormente pela Nova Terra.
Assim, esta Instituição nasce do desejo dos Órgãos Sociais da Nova Terra – Cooperativa de Habitação e Construção Económica de Loulé, Crl., separarem a actividade principal desta Cooperativa que era a habitação, da actividade relacionada com a educação que seria a actividade principal da NT – Social.
A NT – Social na data da sua constituição já poderia iniciar a sua actividade visto ir usufruir das condições que entretanto a Nova Terra foi desenvolvendo, já que ao contrário de outras Cooperativas a Nova Terra projectou e solidificou o seu futuro num contexto muito mais vasto no quadro das questões sociais o que foi determinante para o seu prestígio e futuro.
Mantendo e reforçando toda a sua dinâmica no quadro da habitação, origem e fonte de um importante desenvolvimento a Nova Terra arquitectou e desenvolveu também as zonais sociais, procurando desta forma o equilíbrio económico e o crescimento do seu património social, e desta forma poder responder às dificuldades que foram surgindo no sector.
Assim, tendo como matriz social a construção de fogos para os seus cooperadores, os Órgãos Sociais da Nova Terra, sentiram que era necessário outras área de interesse no domínio social e qualidade de vida para os seus membros e população em geral no domínio social e de qualidade de vida, designadamente Creches e Infantários.
Neste contexto a Direcção decidiu no inicio de 1991 em quatro espaços comerciais proceder às necessárias adaptações para implantação de uma creche e um jardim de infância.
O infantário foi inaugurado nesse distante dia de 11 de Abril de 1992, com apenas dez crianças.
Em 1994 e por imperativo das excelentes condições quer de acolhimento, quer didácticas, quer pedagógicas que oferecíamos, tivemos de aumentar a valência de creche com mais duas salas, que rapidamente ficaram completas.
Nesse mesmo ano e no sentido de continuarmos a apoiar os nossos cooperadores e a população em geral, decidimos em mais outros espaços abrir outras valências como as Actividades de Tempos Livres e o Centro Juvenil.
Nas Actividades de Tempos Livres, com a aquisição de um autocarro de 28 lugares, aumentamos também a nossa dinâmica e capacidade de resposta desenvolvendo novas actividades no exterior, como natação, equitação, ginástica e semanas de praia, no verão.
Também, e com o objectivo de completarmos o ciclo de formação educativo dos nossos educandos, inauguramos uma nova valência, denominada de centro juvenil e dedicada a educandos entre os 10 e os 16 anos. Este centro juvenil oferecia não só o apoio escolar, como também uma série de outras actividades orientadas por técnicos especializados a fim de proporcionar um bom desenvolvimento aos nossos educandos, do que eram exemplo; atliers de artes plásticas, laboratório fotográfico, música com estúdio de gravação, informática, audiovisual, biblioteca, salas de convívio, organização de colónia de férias, jogos tradicionais, visitas de estudos, debates, etc…
Para concluir em 2011, após termos concluído as infra-estruturas e termos dado inicio á construção da Urbanização de Vale de Rãs, candidatamo-nos através do programa PARES e com a colaboração da nossa Autarquia, á construção de mais um edifício destinado exclusivamente á valência de creche. Inauguramos a Creche de Vale de Rãs com capacidade para 72 utentes, que desde o primeiro dia se encontra esgotada e com lista de espera.
Loulé, 18 07 2018
A Direção
Óscar Carvalho